Tipos de aparelho fixo
Muito utilizado para fins estéticos e para harmonizar o sorriso dos pacientes, o tratamento com aparelho ortodôntico fixo é o indicado para quem deseja corrigir algum problema de funcionalidade ou alinhamento dos dentes.
Os benefícios do tratamento com aparelhos ortodônticos são diversos e vão além da aparência, como a prevenção e o tratamento de problemas e dores nas mandíbulas, melhor digestão, dicção e fala, além da higienização mais fácil.
Existem inúmeros tipos de aparelhos ortodônticos para cada traço de má oclusão, mas é possível dividí-los genericamente em aparelhos fixos e aparelhos removíveis, que podem ter efeitos nos dentes (ou seja, ortodônticos) e na estrutura óssea que os sustenta (ortopédicos). Os aparelhos dentários fixos são os mais comuns. A sua utilização aplica forças externas que movimentam os dentes e/ou alteram a forma do maxilar.
Se quiser conhecer mais sobre os aparelhos fixos, os diferentes modelos e as suas funções, continue acompanhando o artigo.
Como funciona o aparelho ortodôntico fixo
O aparelho de dente fixo, geralmente, é usado quando é preciso alinhar os dentes do paciente, seja por motivos estéticos ou por motivos funcionais. A instalação é feita com pequenas peças (braquetes) que podem ser de diferentes materiais, como metal, plástico ou porcelana. Elas possibilitam a movimentação dentária desejada juntamente aos fios que são inseridos.
Aparelhos fixos com bráquete de metal
Os aparelhos fixos comuns são os mais convencionais, formados por bandas, fios e braquetes. Por meio da força, os dentes são puxados, movendo-se gradualmente em direção à posição correta. Como não possibilita a remoção, é necessário que o paciente colabore e tome alguns cuidados para que o tratamento obtenha resultados efetivos.
Aparelhos fixos estéticos, com bráquetes de safira, policarbonato ou porcelana
Os aparelhos fixos estéticos possuem a mesma função que os aparelhos de metal: corrigir dentes tortos e desalinhados. Porém, o aparelho fixo estético apresenta materiais transparentes que são utilizados na confecção desses modelos, proporcionando um sorriso esteticamente mais bonito durante o tratamento, se comparado ao aparelho metálico. Eis os materiais comumente utilizados no aparelho ortodôntico estético:
- policarbonato
- porcelana
- safira
Os braquetes de safira possuem aparência translúcida, alta resistência e menor atrito se comparados aos outros, o que melhora o tratamento ortodôntico. Os braquetes de porcelana também são bastante resistentes e raramente se descolam ou quebram. Porém, esteticamente, possuem pouca translucidez, apresentando uma coloração mais opaca. O braquete de policarbonato, por sua vez, é composto do material menos resistente dos três. Os braquetes apresentam índices de descolamento e quebra maiores que os de porcelana ou de safira. Mas, por outro lado, são mais baratos que os outros, oferecendo uma boa relação custo-benefício.
Aparelhos fixos autoligados
Os aparelhos fixos autoligados são compostos de braquetes que não necessitam dos elásticos para fixar o arco, já que possuem peças capazes de prender o fio em seu interior. Podem ser disponibilizados por meio do aparelho ortodôntico de metal ou dos aparelhos estéticos. Por serem mais fáceis de higienizar, são interessantes para pacientes com problemas de escovação ou problemas periodontais. Em alguns casos, por não usar a borrachinha, causa menos atrito e pode acelerar o tratamento ortodôntico.
Aparelhos linguais, ou ortodontia lingual
Nos aparelhos linguais, os braquetes são colados na parte interna dos dentes, ficando em contato com a língua. Sua funcionalidade é a mesma de um aparelho fixo comum. Além do ganho estético da ortodontia lingual, o modelo é indicado para praticantes de esportes de maior contato, já que uma pancada na região da boca pode provocar traumas ocasionados entre o impacto e o aparelho.
Aparelhos alinhadores
Os alinhadores ortodônticos são quase invisíveis. Feitos sob medida, são produzidos através de softwares que permitem visualizar os planejamentos e resultados pretendidos logo na primeira consulta. O modelo é mais usado em tratamentos odontológicos estéticos, sem contar que torna o tratamento ainda mais rápido, mas também é uma boa alternativa para as pessoas que apresentaram alguma rejeição relacionada ao níquel que existe em aparelhos metálicos, provocando inflamação excessiva na gengiva. As pessoas, tem buscado cada vez mais por “alinhadores invisíveis“, “aparelho invisível” e “aparelho dos famosos“.
Quer saber mais sobre esta modernidade dos tratamentos ortodônticos? Clique aqui.
Clínica Odontológica em Ipatinga
A Clínica Odontológica em Ipatinga, AMA, é composta por 8 profissionais especializados em diversas áreas da ortodontia e está sempre à disposição para ajudá-lo a alcançar os melhores resultados estéticos e de saúde. Caso tenha alguma dúvida, converse com a gente, teremos o maior prazer em auxiliá-lo na sua busca por um sorriso mais saudável e bonito.
É importante lembrar que, apesar dos diferentes modelos de aparelhos fixos existentes, o ortodontista é quem deve orientar o paciente sobre qual deles usar.
Pingback: Dentista em Ipatinga - Clínica Odontológica - Quanto Custa