Tipos de aparelhos ortodônticos e seus benefícios

O ramo odontológico tem grandes evoluções nos dias atuais, justamente por isso os tratamentos oferecidos pelos consultórios estão se tornando cada vez mais diversos e eficazes. Isso é o que aconteceu também com os modelos de aparelho ortodôntico. Entre diversos procedimentos realizados nos consultórios, um dos mais comuns é o aparelho ortodôntico, que tem como intuito realinhar os dentes e tornar o sorriso do paciente muito mais bonito.

Neste artigo abordaremos os diversos tipos de aparelhos ortodônticos e todos os seus benefícios, continue a leitura.

  • Aparelho invisível

O aparelho invisível, também conhecido como invisalign, é uma excelente escolha para aqueles que não possuem interesse no aparelho tradicional, como por motivos de estética, e procuram uma solução mais delicada e rápida para o realinhamento dos dentes. 

Esse tratamento é realizado por uma moldeira, feita por uma película transparente e quase imperceptível, usada para corrigir problemas no alinhamento da arcada dentária. Essas moldeiras, também são conhecidas como placas alinhadoras.

Ou seja, é uma tecnologia utilizada para as correções dentárias para aqueles que possuem interesse em realizar um tratamento sem ter grandes mudanças em sua aparência.

Desde a avaliação até a aplicação e manutenção deste procedimento, é preciso ter acompanhamento com o cirurgião dentista especialista em ortodontia, que vai indicar qual a melhor opção de acordo com o problema do paciente. 

Por exemplo, nesse modelo a manutenção pode ser feita de 7 em 7 dias até de 14 em 14 dias, dependendo da orientação do ortodontista, retornando ao consultório para verificar a evolução do quadro e realizar ajustes nas placas alinhadoras, se necessário, sendo, normalmente, um plaquinha na arcada superior e outra na arcada inferior da boca. 

Contudo, do mesmo modo que no decorrer do tratamento o tempo para a troca pode ser reduzido, há quadros em que o profissional já disponibiliza as placas para que o paciente realize as trocas em casa, de acordo com o estipulado no tratamento.

Ou seja, o profissional fará uma avaliação inicial, identificando os principais problemas e realizando a projeção e o planejamento do tratamento de acordo com as necessidades de cada paciente. 

Por esse motivo, é imprescindível contar com o acompanhamento profissional ao fazer a colocação de um aparelho ortodôntico, inclusive o modelo de aparelho invisivel, para atingir resultados satisfatórios.

  • Aparelho fixo transparente ou estético

Basicamente, esse modelo possui o mesmo intuito que o invisalign: proporcionar um tratamento mais sofisticado e sutil para aqueles que precisam ou desejam minimizar os efeitos na aparência durante o tratamento.

Esse modelo é feito com braquetes e borrachas transparentes e, assim como o fixo, possui ligamento por meio de um arco de metal entre as peças. Contudo, sua percepção é reduzida.

A manutenção deve ser realizada como no aparelho ortodôntico tradicional, sendo feita mensalmente. Nesse momento há a troca da borrachinha, que geralmente é transparente. 

Mas, se for da vontade do paciente, esse item também pode ser colorido, fazendo com que o tratamento se torne mais visível. 

De modo geral, o aparelho transparente é oferecido para pacientes que precisam realizar o alinhamento dos dentes ou a correção da mordida, bem como os demais tratamentos atendidos pelo modelo tradicional.

Contudo, cabe ressaltar que o material do qual os braquetes são feitos podem ser mais sensíveis e isso pode impactar na coloração das borrachinhas, que de brancas podem ficar amareladas com bastante ingestão de produtos com corante, como refrigerante, suco de uva e assim por diante..

Apesar disso, apresentam alta qualidade e, dependendo do material utilizado, é possível que sua resistência/durabilidade seja ampliada.

Com relação ao material utilizado, é possível encontrar modelos feitos de policarbonato, porcelana ou safira. 

Desse modo, pode-se escolher modelos de aparelho ortodôntico transparente cada vez mais discretos, principalmente quando comparado ao modelo metálico.

  • Aparelho ortodôntico fixo

O aparelho ortodontico tradicional tem um grande número de procura para uso em crianças (após a troca da dentição) e adolescentes. 

Sua estrutura é composta pelos braquetes e o aro metálico, o que demanda o uso de borrachinhas para que o ajuste dental seja realizado. Na manutenção mensal, as cores da borracha que “fixam” o aro podem ser trocadas de acordo com o gosto.

Para aqueles que se incomodam com cores em excesso ou desejam suavizar a imagem no tratamento, também existem as borrachas transparentes ou de cores neutras.

Com isso, o tratamento pode ser otimizado, pois apesar de haverem quebras, com os devidos cuidados elas são minimizadas, impactando na movimentação e resultado do tratamento por não demandar a troca.

Cabe ressaltar ainda que nos modelos fixos a higienização deve ser feita com bastante cautela para evitar o acúmulo de sujeiras e resíduos que podem contribuir com o surgimento de cáries ou doenças gengivais. Inclusive, recomenda-se que a prevenção, a limpeza bucal com profissional, seja realizada de 03 em 03 meses.

Aparelhos ortodônticos e seus benefícios

Para que qualquer tratamento de ortodontia seja realizado, um cirurgião dentista, especialista em ortodontia deve ser contratado para auxiliar na identificação e escolha do melhor tratamento para o caso específico do paciente. 

É importante ressaltar que além de realizar o alinhamento dos dentes, os aparelhos ortodônticos também podem trazer grandes vantagens em diversos outros aspectos, melhorando desde aparência até a qualidade de vida do paciente. 

Confira a seguir alguns benefícios que esse tratamento pode oferecer:

Melhora a funcionalidade bucal

De modo geral, os aparelhos conseguem auxiliar no posicionamento ósseo do maxilar, isso faz com que a dicção, a respiração e a mastigação se tornem melhores. 

Justamente por isso os aparelhos ortodônticos também são procurados para corrigir imperfeições na base da mandíbula e do maxilar. 

Previne problemas gástricos 

Tendo uma arcada dentária correta, a sua mastigação também funciona melhor, fazendo com que os alimentos cheguem ao estômago bem “triturados”. 

Dessa maneira, você consegue uma digestão completa e adequada, evitando maiores problemas gástricos.

Melhora a autoestima 

Algumas pessoas passam anos de sua vida sem sorrir por vergonha do seus dentes, não apenas na forma que estão posicionados mas também na cor que possuem. 

Justamente por isso é importante estar sempre atento e realizar consultas frequentes a um cirurgião dentista, para que esses e demais problemas sejam solucionados. 

Após o tratamento com aparelho ortodôntico, a maioria dos pacientes já se sentem muito mais felizes com o sorriso que possuem, podendo recorrer a tratamentos mais voltados para a estética, se esses forem de seu interesse. Como por exemplo, facetas e lentes de contato dental para correções no formato e cor do dente.

Afinal, não é apenas para a montagem, avaliação e manutenção dos aparelhos que os cirurgiões dentistas devem ser procurados. 

A orientação é que no mínimo duas vezes ao ano uma avaliação seja realizada, para garantir que a sua escovação seja feita de maneira eficiente e para anular a presença de cáries e demais problemas bucais.

Os nossos dentes são essenciais para o funcionamento do nosso organismo, e garantir o seu cuidado com eficiência trará resultados satisfatórios para vida inteira.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica ideal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *