Tratamento Ortodôntico: Aparelho Invisível

O medo de muitas pessoas quando se trata de tratamentos ortodônticos é a questão estética e de conforto, principalmente em pacientes adultos. Mas, e se eu te falar que hoje já temos uma opção de tratamento tão eficaz quanto as tradicionais e que não interfere em nenhuma das questões citadas?!

Tratamento-Ortodôntico-Aparelho-Invisível-Ipatinga-Dr.-Marcos-Clínica-Odontológica-AMA-

Todos já estão adaptados ao aparelho odontológico tradicional, no modelo fixo, com bráquetes, elásticos e fios de metal. 

Desse modelo, ainda temos uma opção mais discreta que são feitos que os braquetes e fios com cores mais semelhante aos dentes, para conhecer você pode buscar por “aparelho porcelana” ou “aparelho safira”.

Mas mesmo assim ainda são modelos que podem machucar os tecidos da boca e que impactam na estética. 

Então pensando nisso, surge um novo modelo: o aparelho invisível. Um de seus grandes diferenciais é o planejamento virtual, o sistema foi desenvolvido em 1998, pela Align Technology, nos EUA. 

O método foi pioneiro em promover movimentação ortodôntica baseada em tecnologia tridimensional e incluiu tecnologia ao tratamento ortodôntico. 

Foi desenvolvido então, um software chamado Clin Check e com o auxílio dos computadores, as imagens 3D são manipuladas e produzem uma série de estágios de pequenas movimentações dentárias. 

A cada avanço no tratamento são construídos novos modelos estereolitográficos, sobre eles são feitos os aparelhos que são adaptados conforme a coroa dentária do paciente. 

Por serem removíveis e transparentes permitem melhor estética e uma higienização mais fácil. 

Como funciona o aparelho invisível

Com a ortodontia digital, novos métodos de tratamento foram criados e agora sem os elementos metálicos ainda é possível fazer a movimentação dentária. 

O chamado aparelho invisível é um dispositivo transparente, removível, personalizado feito para correção ortodôntica. O modelo lembra uma placa de bruxismo, sendo placas transparentes removíveis, feitas para movimentar de forma gradual os dentes do paciente.

Apresenta um comportamento de elasticidade e resistência para desempenhar a força contínua necessária para movimentar os dentes para a posição correta, ou seja, segue os mesmos princípios que o aparelho fixo.

Além disso, a placa é feita sob medida para os pacientes, com uma moldeira que se adapta a arcada dentária e como no caso do aparelho fixo é feito um acompanhamento com um dentista para ajuste, nesse caso a peça é trocada depois de cerca de 14 dias a utilizando, o prazo varia de acordo com o avanço do paciente.

A troca da peça é feita para um novo molde ser usado, de acordo com a nova posição dos dentes, até que eles estejam na posição correta. 

Porém por ser uma peça removível, mesmo que siga os mesmos princípios do tratamento do aparelho fixo, o prazo para o resultado é um pouco maior.

É preciso fazer o uso do placa por 22 horas, por ela tampar a superfície do dente, a saliva não consegue o contato necessário para o efeito tamponante, por isso é indicado que o paciente faça pequenos intervalos e beba água durante o dia, para que o efeito haja e não traga consequências. 

As principais vantagens do aparelho invisível

Não dá para negar que o ponto principal no uso desse aparelho dentário é a estética do paciente, afinal, a peça é praticamente imperceptível no sorriso.

Mas além disso, por ser de fácil remoção, é permitido tirá-la para comer e facilita significativamente na higienização bucal com a escovação e também o uso do fio dental. 

Sem contar que uma grande vantagem é o fato de possibilitar a previsão das etapas, devido a tecnologia avançada do 3D, o paciente consegue ver como será o resultado do sorriso, então aos ansiosos de plantão, temos uma boa notícia!

E assim como em qualquer aparelho, no início do tratamento que o corpo ainda está se adaptando, pode haver alteração em alguns fonemas, mas como a placa não invade o palato, a fala rapidamente se adapta e não traz nenhuma alteração.

É sempre importante cuidar da sua autoestima e também da saúde bucal, mas não esqueça que para qualquer procedimento seja ele de prevenção, tratamento, estético ou até mesmo um pouco de cada, é sempre imprescindível o acompanhamento com um profissional odontológico.

Somente ele poderá indicar o procedimento correto para o seu caso e deixar seu sorriso com a sua cara!

 

Conteúdo produzido por Giulia Vaz, redatora na empresa Ideal Odonto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *