Prótese Dentária Removível. Cuidados com a Dentadura. Qt Custa?

Dentista para fazer Dentadura em Ipatinga

Prótese dentária removível, ou dentadura

A ausência de dentes causa problemas estéticos, emocionais e funcionais, como a perda óssea, a redução da capacidade de mastigação, o aparecimento de doenças e diversos outros, comprometendo a saúde do paciente. Uma solução rápida para isso é a dentadura, um tipo de prótese dentária removível feita sob medida que podem ser facilmente colocadas e retiradas da boca.

Dentista para fazer Dentadura em Ipatinga

A adaptação às próteses dentárias pode ser um pouco demorada, mas elas estão cada vez mais confortáveis e naturais. Para conservá-las, é muito importante criar uma rotina de higienização, que também garanta a manutenção da saúde bucal do paciente. Contudo, outros cuidados com a prótese dentária também são necessários.

Higienização da dentadura

Escove a prótese móvel diariamente

A higienização da dentadura deve ser feita todos os dias para remover os resquícios de alimentos e evitar a formação de placa dental, ajudando a prevenir manchas. Ao limpá-la, é recomendado inclinar-se sobre uma toalha dobrada ou uma pia com água, já que a peça é frágil e pode quebrar em caso de queda acidental.

Escova para dentadura deve ser macia

Todas as manhãs, antes de inserir a sua prótese novamente, escove a gengiva, a língua e palato, de preferência com uma escova de cerdas macias. Isso estimula a circulação nos tecidos e ajuda na remoção de placa.

É melhor usar uma escova dental para dentadura específica, feita para a limpeza de próteses, porque as cerdas se adaptam melhor ao seu formato e podem alcançar as partes mais difíceis devido ao seu design especial. Todavia, caso não a possua, uma escova de dentes comum com cerdas macias, também pode ser usada, já que não corre tanto risco de danificar a estrutura. Se não souber onde comprar escova para próteses dentárias, entre em contato com a nossa equipe, com certeza poderemos ajudá-lo.

Dormir com dentadura ou deixá-la na água?

A prótese dentária deve passar a maior parte do tempo na boca. Quando não estiver em uso, como durante a noite, ela deve ser guardada em local seguro. Faça a limpeza e a mantenha em um recipiente plástico apropriado, com água ou uma solução própria. O importante é não deixá-la secar.

Próteses dentárias que não são mantidas molhadas podem perder seu formato adequado. Por isso, à noite, coloque-a em solução de imersão ou água. Mas tenha cuidado: nunca utilize água quente, para não deformar a sua peça.

É recomendável que se deixe a prótese dentária em água, pelo menos, uma vez por semana. A limpeza com água sanitária também tem sido muito indicada nessa mesma frequência de tempo, matando, assim, as bactérias presentes.

Colar dentadura com super bonder? Nem pensar!

Não tente fazer qualquer ajuste na sua prótese removível por conta própria, como colar dentadura com super bonder. Você pode causar sérios danos à sua saúde e à peça. Os reparos devem ser feitos pelo dentista e muitas vezes são realizados no mesmo dia.

Não procure cola para dentadura, mas o dentista

Por fim, caso ainda exista alguma dúvida ou algo errado tenha sido notado na prótese removível, como quebra, corte, rachaduras ou afrouxamento, procure o dentista. A saúde bucal precisa ser acompanhada de perto para que tudo esteja sempre em ordem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *