Aparelho Ortodôntico Fixo ou Móvel para Tratamento Odontológico?

Aparelho Fixo em Ipatinga, MG
Diferença entre aparelho fixo e aparelho móvel

Veja quais são as diferenças entre aparelho fixo e móvel e as indicações de uso dos dois tipos de aparelho ortodôntico. Pesquise sobre sua saúde antes de colocar um aparelho dentário 😉

A procura por um tratamento ortodôntico tem aumentando consideravelmente, inclusive pela população adulta. O uso do aparelho ortodôntico é um importante aliado para quem busca uma estética dentária harmoniosa e a correção de problemas como má oclusão, encavalamento dos dentes, mandíbula desalinhada, mordida incorreta e outros.

Indepentente da escolha entre os diversos tipos de aparelho ortodôntico existentes, a atenção com a higiene bucal e o acompanhamento de um profissional qualificado são essenciais para a manutenção da saúde oral de qualquer pessoa. No caso de quem usa aparelhos dentários, as visitas ao ortodontista são regulares, para manutenções e ajustes. Contudo, os pacientes também precisam ter alguns cuidados especiais para que o tratamento odontológico evolua da maneira correta e não exista o risco de doenças periodontais, cáries e outros distúrbios na cavidade oral.

Se você vai utilizar algum tipo de aparelho ortodôntico e quer dicas sobre os cuidados necessários, continue lendo o artigo.

Use escova de dente para aparelho ortodôntico

A higiene bucal é imprescindível para todos nós, afinal, é a principal maneira de manter os dentes e a gengiva em ordem, livrando-os de resíduos alimentares, dores, mau hálito e problemas como tártaros, gengivite e cáries. Quando se trata de aparelho ordontológico, no entanto, a higienização deve ser dobrada. Isso porque as peças, naturalmente, acumulam vestígios de alimentos e bactérias que precisam ser eliminadas constantemente.

Para evitar doenças periodontais, como gengivite, durante o uso de aparelhos dentários, é essencial o uso de escova de dente para aparelho ortodôntico, é ela que garante uma higienização correta, com as cerdas sendo capazes de tocar e limpar os espaços entre as peças e o fio, onde geralmente agarra mais comida tornando a limpeza mais difícil. Procure se informar com o seu ortodontista qual a escova para aparelho mais adequada para o seu caso.

Aparelho Fixo em Ipatinga, MG

Fio dental para seu tipo de aparelho dentário

Além de usar a escova para aparelho fixo, para realizar uma boa higienização bucal, é necessário a utilização de fio dental para aparelho pelo menos uma vez ao dia, após qualquer refeição. Se o aparelho for fixo, é preciso também ter cuidado com os espaços entre os dentes, que podem acumular resto de comidas, por exemplo. A escova interdental e fio dental para aparelho, chamado super floss, auxiliam na limpeza bucal e podem ser adotados caso o paciente sinta vontade. Todavia, é importante ressaltar que o fio dental deve ser escolhido, sempre, de acordo com o tipo de aparelho ortodôntico utilizado pelo paciente.

É importante ressaltar que não adianta usar a escova dental para aparelho fixo sem que se utilize, também, o fio dental para aparelho, pois um depende do outro para atingir o objetivo para o qual foram desenhados, que é realmente garantir uma saúbe bucal adequada. Quem age dessa maneira assegura uma boa saúde e evita transtornos futuros, que podem causar, além de desconfortos, perdas financeiras, podendo, inclusive, colocar o tratamento odontológico em risco.

Outros cuidados com aparelho fixo

Não há nenhuma restrição em relação à alimentação para quem usa aparelho dentário. Entretanto, é interessante ter cuidado com o que se come, ou pelo menos com a forma que é ingerido, já que alimentos muito duros (como pirulitos, maçãs, torresmos, nozes) podem entortar os fios ou até mesmo quebrar os bráquetes metálicos; alimentos pegajosos (como caramelos), que soltam fios (como mangas) e muito doces (como balas e chicletes) podem dificultar a higienização.

Não se deve comer, beber líquidos, mascar chicletes ou ingerir balas usando o aparelho removível. Retire-o e coloque-o novamente após as refeições para não correr o risco de quebrá-lo ou acumular resíduos.

Tudo isso pode comprometer o seu aparelho ortodôntico e resultar em frustrações quanto ao tratamento ortodôntico. Por isso, é muito importante agir de modo adequado durante o procedimento e tomar os cuidados com aparelho fixo ou móvel necessários para a harmonização dos dentes da maneira que se espera.

Manutenção do aparelho fixo ou móvel

As quedas dos aparelhos, quando móveis, são muito comuns, seja por um acidente simples, descuido ou falta de atenção. Os relatos de quebra por falta de proteção adequada, por exemplo, acontecem com frequência. Por isso, guarde e transporte o seu aparelho dentro da caixa específica e evite impactos que podem danificá-lo.

A manutenção do aparelho fixo deve ser feita sempre de acordo com a orientação de frequência indicada pelo ortodontista. Caso o paciente não compareça nas datas indicadas para o apertamento dos braquentes, por exemplo, os resultados não podem ser os esperados, pois a tração aguardada nos fios não ocorrerá, impedindo, assim, atingir a movimentação esperada nos dentes.

Utilize protetor bucal para aparelho quendo preciso

Durante a prática de esporte, como o futebol, é normal que a bola atinja o rosto dos jogadores, sem muitos dados quando não se usa o aparelho fixo. Contudo, quando o indivíduo está sob tratamento odontológico para “desentortar” os dentes, o “estrago” produzido por uma bolada na cara pode ser considerável. Desse modo, é aconselhável que pesoas que essas pessoas utilizem o protetor bucal para aparelho durante a prática de atividades físicas.

Siga as recomendações do ortodontista

Desde a primeira consulta até a finalização do tratamento ortodôntico, siga as recomendações repassadas pelo dentista responsável, sejam elas sobre higienização, tempo de utilização, no caso de aparelhos removíveis, cuidados durante o uso do aparelho e após a sua remoção, entre outras. É importante utilizar o aparelho de forma correta para que o tratamento seja eficaz e não dure mais que o necessário.

Ortodontista para colocar aparelho fixo em Ipatinga

Caso more em Minas Gerais, em cidades próximas ao Vale do Aço, gostaríamos de sugerir nossa clínica odontológica em Ipatinga. Lá, temos uma equipe composta por 8 especialistas, cada uma na sua área, que se complementam, possibilitando o melhor tratamento odontológico em Ipatinga, visto que o conhecimento deles em estética podem ser trabalhados em paralelo com a harmonização dos dentes, inclusive, fazendo lentes de contato dental ao final de todo o processo ou mesmo o clareamento dos dentes.

Gostou das dicas que listamos neste artigo? Você tem conseguido manter sua higiene bucal? Conte suas experiências nos comentários e continue acompanhando o blog! Caso ainda tenha alguma dúvida entre em contato com nossos ortodontistas em Ipatinga, adoraríamos poder contribuir para que alcance maior auto-estima aprimorando o seu sorriso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *