Aparelho Dentário Fixo: Porque Usar? Tratamento com Ortodontistas

Aparelho Fixo em Ipatinga, MG

Porque usar aparelhos ortodônticos, veja os motivos

Como o aparelho de dentes funciona

Oferecer o melhor tratamento dentário para as pessoas é o objetivo da odontologia. Para isso, existem diversas especialidades que buscam o cuidado e a prevenção de problemas que afetam a saúde bucal. A ortodontia é uma delas e se dedica exclusivamente às correções de problemas relacionados com o alinhamento dos dentes e à oclusão, ou seja, o contato dos dentes superiores com os inferiores ao fechar a boca. No vídeo em destaque é possível ver como o aparelho de dentes funciona, retificando-se, assim, a possibilidade de saber um pouco mais sobre a sua saúde bucal. Fique ligado!

O uso de aparelho ortodôntico visa só a estética?

O ato de se olhar no espelho e não se sentir confortável com o próprio sorriso é muito comum. Atualmente, muitas áreas no universo odontológico visam ajudar a melhorar a estética da dentição, inclusive a ortodontia. Embora grande parte dos pacientes busquem um ortodontista visando apenas melhorar estes aspectos, a utilização de aparelhos ortodônticos possibilita outras vantagens.

Se você quer saber porque usar aparelho ortodôntico e o que esse tratamento odontológico pode te oferecer, continue lendo o artigo.

Tratamento ortodôntico possibilita um sorriso harmônico

Um dos principais motivos pelos quais as apessoas procuram por um ortodontista é a aparência do sorriso, que pode ser prejudicada por vários fatores, como:

  • a falta de harmonia no posicionamento
  • forma
  • cor
  • tamanho dos dentes associado aos tecidos adjacentes (gengiva e osso)

Os aparelhos ortodônticos possibilitam ao paciente um sorriso harmônico, com dentes alinhados, além de uma correta função mastigatória.

Aparelho Fixo em Ipatinga, MG

Dentes alinhados ajudam na higiene dentária

É importante lembrar que higienização da boca é muito importante para a saúde geral, já que várias doenças podem ser desencadeadas por uma má limpeza bucal. Quando há desalinhamento ou apinhamento dentário, o processo de higiene da boca torna-se muito mais complicado. Por isso, após o uso de aparelhos ortodônticos, os pacientes percebem maior facilidade para o uso da escova e do fio dental, que conseguem alcançar todas as faces dos dentes, proporcionando uma higiene adequada e a consequente diminuição de doenças gengivais e cáries.

Entretanto, durante o tratamento ortodôntico com o aparelho dentário, a higienização pode tornar-se difícil. Por isso, é importante usar alguns instrumentos específicos para limpeza dos dentes durante o processo, como:

  • escovas para aparelho fixo
  • fio dental para aparelho dental

Alinhamento do dente com tratamento ortodôntico previne problemas gástricos

Dentes mal alinhados dificultam a mastigação, primeiro processo da digestão. Além dos problemas estéticos, uma mastigação incorreta também pode acarretar em outros danos para a saúde, como problemas gástricos. Depois da conclusão do tratamento ortodôntico, os dentes e suas bases ósseas alinham-se e os alimentos são mastigados com maior eficiência, melhorando a digestão e reduzindo a possibilidade de aparecimento doenças como refluxo e gastrite, por exemplo. Por isso, para a manutenção da boa saúde, é essencial que, caso necessário, o paciente se submeta ao ortodontista para colocar aparelho, caso contrário, seu bem-estar pode ser prejudicado durante toda a vida. O tratamento dentário ajuda, portanto, não só na obtenção de um sorriso bonito, mas no alcance de motivos para que o indivíduo sorria.

Tratamento ortodôntico com aparelho para alinhar os dentes aumenta a autoestima

Um sorriso bonito indica cuidados com a saúde e aparência e possui influência direta na autoestima e nas relações pessoais. Em um estudo realizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, fotografias de pessoas com dentes alinhados e desalinhados foram analisadas. Os candidatos com dentes bem posicionados e com boa oclusão receberam melhor avaliação e foram definidos como mais inteligentes, extrovertidos e agradáveis, evidenciando as razões pelas quais o uso de aparelho para alinhar os dentes é recomendado.

Apesar de todos os benefícios apresentados, não se deve iniciar um tratamento com aparelhos ortodônticos sem a orientação de um especialista. Se após a leitura deste artigo você quiser ter certeza sobre o que é melhor para o seu sorriso, consulte um ortodontista. Dessa maneira, saberá se você deve ou não contratar um ortodontista e porque usar aparelho.

Tratamento ortodôntico em Ipatinga, Minas Gerais

Caso esteja procurando um ortodontista em Ipatinga para colocar aparelho fixo ou móvel, considere consultar conosco. Possuímos um consultório odontológico na Cidade Nobre, que possui 8 profissionais especializados em diferentes áreas da odontologia, seja estética ou de saúde, podendo, desse modo, fornecer um serviço integrado, que garanta o melhor resultado possível na sua busca por bem estar e por um sorriso perfeito. Saiba como e porque usar aparelho, entre em contato com a gente. Adoraríamos auxiliá-lo na sua busca por uma maior satisfação com a sua imagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *