Diferença entre Faceta de Porcelana e Lente de Contato Dental

Lentes de Contato Dental

Estética bucal e os procedimentos odontológicos

Um sorriso harmonioso é o desejo de quase todas as pessoas, não é mesmo?! Por isso, a nossa clínica odontológica em Ipatinga oferece diversos meios para que isso se torne realidade. Dentre estes procedimentos estéticos estão a colocação de facetas de porcelana ou de lente de contato dental, tratamentos odontológicos diferentes mas ambos com o poder de contribuir para uma estética bucal mais agradável, com dentes brancos, alinhados e sem espaços entre eles. Além disso, são rápidos, indolores e promovem resultados surpreendentes.

É comum, inclusive, a confusão entre os dois tipos de tratamentos odontológicos. Você sabe diferenciá-los? Quer conhecer quais são as indicações, os benefícios e como cada um deles é feito? Então continue lendo o artigo esse artigo sobre diferença entre faceta de porcelana e lente de contato dental!

Lentes de Contato Dental

O que são facetas de porcelana e lente de contato dental?

Tanto a faceta de porcelana quanto a lente de contato dental são próteses, também chamadas de laminados de porcelana, que se sobrepõem à parte externa dos dentes, proporcionando aos pacientes uma aparência natural e atraente, também alcançada pelo branqueamento dental mas que não possui o mesmo tempo de duração que os dois procedimentos estéticos citados.

Diferença entre faceta de porcelana e lente de contato dental?

Os aspectos que justificam dizer que há uma diferença entre faceta de porcelana e lente de contato dental são basicamente a necessidade de desgaste dental e a espessura. Enquanto a lente de contato dental tem uma espessura entre 0,5 e 1,2 milímetro e oferece um risco mínimo à estrutura dentária, a faceta de porcelana varia entre 2 a 4 milímetros e, para colocá-la, sempre é necessário o desgaste dos dentes.

Qual o procedimento estético odontológico mais indicado?

Na verdade, depende das circunstâncias. A lente de contato para dentes, geralmente, é indicada para procedimentos odontológicos mais simples, como pequenas correções de cor, aumento do comprimento dos dentes, largura e arredondamento dos ângulos. Por outro lado, a faceta de porcelana dental é indicada para transformações marcantes na cor dos dentes e no sorriso, como dentes girados ou desalinhados, sedo utilizada, usualmente, para os casos considerados mais graves e que, por isso, demandam maior complexidade e risco para se alcançar a restauração ideal. É importante lembrar que somente o dentista poderá orientar qual o melhor tratamento odontológico para cada situação.

Benefícios do uso de faceta de porcelana e lente de contato dentária

As vantagens das facetas de porcelana para dentes e lente de contato dentária, do ponto de vista estético, podem ser consideradas as mesmas. São elas: rapidez do tratamento, finalizado na maioria das vezes em três consultas; alta longevidade, já que podem durar entre 10 e 15 anos; baixa manutenção e estabilidade de cor, por serem confeccionadas em porcelana, que, se bem preservada, praticamente não sofre alteração com o passar do tempo. Contudo, como dito previamente, as facetas de porcelana são recomendadas em casos mais complexos, incutindo maiores riscos de provocar sensibilidade aos dentes.

Como estes procedimentos de estética funcional são feitos?

Sendo as facetas de porcelana para os dentes e as lentes de contato dentárias intervenções consideradas como um procedimento de estética funcional, há uma preocupação técnica por parte do especialista em planejar corretamente a execução desse tratamento odontológico durante a consulta de avaliação, onde pode ser decidido como ocorrerá a atuação levando-se em conta a preservação ou obtenção de uma mordida correta, por exemplo, e não apenas um sorriso bonito.

Ambos os procedimentos costumam ser feitos em no máximo três sessões. No primeiro momento, a saúde geral do paciente é avaliada, inclusive a bucal. Se não houver necessidade de nenhum outro cuidado, o molde é feito e o tipo de tratamento é definido, com base em fotografias e radiografias. Em seguida, são feitos a aprovação do planejamento, a seleção de cor, o preparo de superfícies, as moldagens e os testes. Por fim, acontece a cimentação definitiva das lentes de contato dentárias ou das faceta de porcelana.

Facetas de porcelana ou lentes de contato dental: cuidados

Após aplicação de qualquer uma das técnicas, o paciente precisa tomar alguns cuidados para garantir o sucesso do procedimento, principalmente com a higienização bucal e alimentação. Evite alimentos muito duros e hábitos que podem provocar a quebra, como roer unhas, por exemplo.

Você tem mais alguma dúvida sobre o tratamento com faceta de porcelana e lente de contato dental? Se sim, não hesite em entrar em contato com a nossa clínica de dentistas em Ipatinga para saber mais a respeito. Teremos o maior prazer em esclarecer qualquer pergunta 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *