Dentadura ou Implante como Prótese Dentária?

Dentista para fazer Dentadura em Ipatinga

As desvantagens da dentadura

As próteses totais, também conhecidas como dentaduras, são alternativas para pessoas que perderam os dentes em decorrência de doenças ou lesões. Além de restaurar o sorriso, auxiliam nas atividades do dia a dia, como comer e falar. No entanto, acostumar-se ao uso das delas pode exigir um período de adaptação e mesmo depois desse tempo, é comum entre os portadores o relato de dores, cortes, sangramentos e dificuldade para mastigação e deglutição. Dessa maneira, é recomendado que se leia o texto a seguir antes de se decidir por uma dentadura ou implante dentário. Nossa clínica odontológica presta os dois tipos de serviços e tem o interesse de que você saiba tudo sobre próteses dentárias para que se sinta o mais à vontade possível em uma conversa de consulta de avaliação com o profissional escolhido.

Dentista para fazer Dentadura em Ipatinga

Como fazer uma dentadura perfeita

Nas dentaduras, uma base acrílica da cor da mucosa bucal é colocada sobre a gengiva depois que os dentes remanescentes foram extraídos e os tecidos cicatrizados. A base da prótese dentária superior cobre todo o céu da boca, já a prótese inferior é confeccionada na forma de uma ferradura, com o objetivo de permitir espaço livre para acomodar a língua. As próteses dentárias são feitas sob medida, a partir de moldes tirados da boca do paciente, que deve acompanhar todas as etapas de confecção, desde a cor, formato e tamanho dos dentes que serão utilizados. Entretando, mesmo quando se faz uma dentadura perfeita, como dito anteriormente, não é incomum as reclamações.

Saúde Bucal no Brasil: o uso de dentaduras

De acordo com pesquisas recentes, as dentaduras ainda são utilizadas por mais de 28% da população brasileira acima dos 60 anos. As limitações e os problemas causados pelas por elas prejudicam a qualidade de vida dos indivíduos conforme a idade vai avançando. Conheça algumas desvantagens das dentaduras abaixo.

  • Dores na adaptação às próteses móveis: a maioria dos pacientes experimenta algum tipo de desconforto ou dor na adaptação às dentaduras novas. Nesse estágio, pode ser que a prótese fique um pouco solta, já que leva algum tempo até que os músculos das bochechas e da língua aprendam a mantê-la em posição, e até cause feridas na gengiva.
  • Dificuldade na mastigação com dentadura: a mastigação com próteses totais é uma tarefa muito difícil, já que os dentes em acrílico são pouco efetivos para o corte e trituração de alimentos; as dentaduras possuem pontos que, pressionados, desestabilizam a prótese durante a mastigação e a potência muscular em pacientes com próteses dentais móveis é mais baixa, em até 85%, do que em pacientes dentados.
  • Dentaduras causa afta: muito comuns nos processos de adaptação às dentaduras novas, as aftas podem aparecer, inclusive, em indivíduos já acostumados com a prótese total.

Higienização de prótese dentária móvel (dentadura)

A higienização de prótese dentária diária é indispensável para que não ocorra contaminação por fungos ou retenção de tártaro. Para isso, é necessário removê-la após cada refeição e tomar muito cuidado ao limpar, já que é nessas horas que muitas se quebram, levando à sua substituição ou reparação.

Você tem alguma dúvida sobre dentaduras ou outros tipos de próteses dentárias? Deixe nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *