As desvantagens da dentadura
As próteses totais, também conhecidas como dentaduras, são alternativas para pessoas que perderam os dentes em decorrência de doenças ou lesões. Além de restaurar o sorriso, auxiliam nas atividades do dia a dia, como comer e falar. No entanto, acostumar-se ao uso das delas pode exigir um período de adaptação e mesmo depois desse tempo, é comum entre os portadores o relato de dores, cortes, sangramentos e dificuldade para mastigação e deglutição. Dessa maneira, é recomendado que se leia o texto a seguir antes de se decidir por uma dentadura ou implante dentário. Nossa clínica odontológica presta os dois tipos de serviços e tem o interesse de que você saiba tudo sobre próteses dentárias para que se sinta o mais à vontade possível em uma conversa de consulta de avaliação com o profissional escolhido.
Como fazer uma dentadura perfeita
Nas dentaduras, uma base acrílica da cor da mucosa bucal é colocada sobre a gengiva depois que os dentes remanescentes foram extraídos e os tecidos cicatrizados. A base da prótese dentária superior cobre todo o céu da boca, já a prótese inferior é confeccionada na forma de uma ferradura, com o objetivo de permitir espaço livre para acomodar a língua. As próteses dentárias são feitas sob medida, a partir de moldes tirados da boca do paciente, que deve acompanhar todas as etapas de confecção, desde a cor, formato e tamanho dos dentes que serão utilizados. Entretando, mesmo quando se faz uma dentadura perfeita, como dito anteriormente, não é incomum as reclamações.
Saúde Bucal no Brasil: o uso de dentaduras
De acordo com pesquisas recentes, as dentaduras ainda são utilizadas por mais de 28% da população brasileira acima dos 60 anos. As limitações e os problemas causados pelas por elas prejudicam a qualidade de vida dos indivíduos conforme a idade vai avançando. Conheça algumas desvantagens das dentaduras abaixo.
- Dores na adaptação às próteses móveis: a maioria dos pacientes experimenta algum tipo de desconforto ou dor na adaptação às dentaduras novas. Nesse estágio, pode ser que a prótese fique um pouco solta, já que leva algum tempo até que os músculos das bochechas e da língua aprendam a mantê-la em posição, e até cause feridas na gengiva.
- Dificuldade na mastigação com dentadura: a mastigação com próteses totais é uma tarefa muito difícil, já que os dentes em acrílico são pouco efetivos para o corte e trituração de alimentos; as dentaduras possuem pontos que, pressionados, desestabilizam a prótese durante a mastigação e a potência muscular em pacientes com próteses dentais móveis é mais baixa, em até 85%, do que em pacientes dentados.
- Dentaduras causa afta: muito comuns nos processos de adaptação às dentaduras novas, as aftas podem aparecer, inclusive, em indivíduos já acostumados com a prótese total.
Higienização de prótese dentária móvel (dentadura)
A higienização de prótese dentária diária é indispensável para que não ocorra contaminação por fungos ou retenção de tártaro. Para isso, é necessário removê-la após cada refeição e tomar muito cuidado ao limpar, já que é nessas horas que muitas se quebram, levando à sua substituição ou reparação.
Você tem alguma dúvida sobre dentaduras ou outros tipos de próteses dentárias? Deixe nos comentários!
Serviços
Serviços
Serviços