Como se forma a cárie dentária: causas e tratamento
No vídeo em destaque é ressaltado alguns fatores que são tidos como usuais quanto se reflete sobre as causas das cáries dentárias. Nele, por meio de explicações de um dentista especializado, é possível saber sobre como se forma a cárie dentária e como evitar esse problema. Além disso, é ressaltado como os doces e carboidratos, quando comidos em excesso, agem como fator contribuinte à formação de cáries nos dentes. Por fim, é orientado pelo dentista, que o paciente procure um profissional ao seu alcance para que seja feita a avaliação da gravidade do problema das cáries nos dentes para o tratamento adequado.
Escovação correta no combate às cáries
Deve-se eliminar ao máximo a placa bacteriana, o que se faz por uma escovação com pequenos movimentos giratórios no sentido das gengivas para o dente, e que alcança todas as suas faces. A limpeza termina com um movimento de vai-e-vem sobre a face de mastigação dos molares.
A escovação deve ser feita após cada refeição. A escova deve ser macia e de cabeça pequena para alcançar regiões de difícil acesso. Ademais, ela deve ser flexível e com fibras sintéticas.
Completa-se o trabalho de limpeza com a utilização de fio dental ou jato dentário, que permite uma limpeza eficaz nos sulcos interdentários.
Alimentos da prevenção das cáries
Também deve-se evitar ao máximo os alimentos açucarados, uma vez que permitem a fabricação de ácidos por parte das bactérias.
Tratamento para cáries
O reforço do esmalte torna o dente mais resistente às cáries. Para isso utiliza-se o flúor. Na criança ate 12 anos, o aporte de flúor é feito através de comprimidos, com dose prescrita pelo dentista, caso não haja fluoretação da água tratada da região. No adolescente e no adulto, o provimento é feito por via externa com o uso de pastas fluoretadas, aplicação tópica no gabinete dentário, ou bochechos com soluções de flúor prescristos pelo profissional, com a concentração adequada. Todavia, é importante ressaltar que o controle químico da placa bacteriana sob a orientação adequada de um profissional
Há outra técnica que permite a prevenção das cáries ao nível dos sulcos dentários, sobretudo dos molares. Trata-se do “selamento” dos sulcos que o dentista realiza. Aplica-se um produto que ocupa o fundo dos sulcos e impede o alojamento da placa.
Fonte: Revista Vida é Saúde