Tipos de aparelhos fixos
Há diversos tipos de aparelhos fixos, eles podem se diferenciar tanto em relação à estética quanto à funcionalidade, resistência ou técnica demandada no tratamento. Contudo, existem indicações específicas para o uso de certos tipos de aparelhos, como os estéticos, especialmente, o de policarbonato, que é recomendado apenas para os casos mais simples ou nem é utilizado, atitude adotada por muitas clínicas que o criticam quanto ao atrito gerado entre o fio no tratamento, que pode prejudicar os resultados, ou à sua facilidade de descolar e manchar, o que também pode interferir negativamente no procedimento que visa um sorriso mais bonito em um menor espaço de tempo.
Além dos aparelhos dentários estéticos e metálico, que é o tradicional, também há os chamados aparelho lingual e o aparelho autoligado. Esses são os mais novos e muitos dentistas têm elogiado bastante o autoligado. Todavia, somente depois de uma consulta de avaliação o especialista pode falar com certeza sobre o tratamento recomendado.
Aparelhos Fixos Estéticos
Assim como o aparelho fixo de metal, os aparelhos fixos estéticos também tem como função alinhar os dentes. Contudo, os chamados aparelhos estéticos visam, além de alcançar uma mordida correta para o paciente e um sorriso bonito ao final do tratamento, preservar a aparência durante o tempo em que o paciente estiver enfrentando o procedimento.
Tipos de aparelhos fixos estéticos
Veja em detalhes quais são os tipos de aparelhos fixos estéticos disponíveis no mercado e o diferencial de cada um deles, bem como quanto custa colocar um aparelho em seções mais abaixo:
- aparelho fixo de policarbonato
- aparelho de porcelana
- aparelho de safira
Venha à nossa clínica ortodôntica em Ipatinga e confira quanto custa colocar um aparelho fixo mediante à consulta de avaliação.
Aparelho de policarbonato
O aparelho fixo de policarbonato foi um dos primeiros a serem lançados na linha de aparelhos estéticos. Ele é transparente e bastante discreto. Contudo, é recomendado somente para os casos mais simples, pois p atrito dele com o fio pode diferente do recomendado em casos mais complexos. Além disso ele costuma se soltar e manchar com facilidade
Aparelho de porcelana
O aparelho de porcelana de porcelana possui uma qualidade maior que o de policarbonato; apresenta menor atrito entre o fio, conforme demandado em muitos casos; mancha com menos facilidade e também é muito discreto, possibilitando um tratamento ortodôntico sem chamar muita atenção dos indivíduos que permeiam o cotidiano do paciente em tratamento
Aparelho de safira
Dentre os preços de aparelho fixo, o aparelho de safira é o que demanda maior investimento. Todavia, é o mais discreto, pois o aparelho de porcelana é mais opaco que transparente, o que não acontece com o aparelho de safira. Este também possui um atrito adequado com o fio para tratamentos mais complexos e dificilmente se solta ou mancha, o que é muito bom para o paciente, obviamente
Outros tipos de aparelhos fixos
Veja, agora, algumas informações sobre os outros tipos de aparelhos fixos, como o aparelho autoligado e o aparelho lingual.
Aparelho autoligado
O aparelho autoligado é um dos últimos a serem lançados na ortodontia e tem sido muito elogiado por diversos especialistas, pois possui menor atrito com o fio e não utiliza borrachinas para prendê-lo, o que facilita em muito a higienização bucal. Esse tipo de aparelho pode ser usado tanto com o aparelho metálico quanto com alguns modelos de aparelhos estéticos. Todavia, pode ser que o seu caso impeça que você utilize esse tipo de aparelho, por isso, antes de qualquer impulso, consulte o dentista, que deve ser especialista na área em que atua.
Aparelho fixo lingual
O aparelho fixo lungual tem sido muito utilizado por pessoas que praticam esportes com risco de serem impactados no rosto, como no futebol ou em lutas de artes marciais, pois esse tipo de aparelho fixo é colocado na parte de trás dos dentes, o que também ajuda, obviamente, na estética, sendo um dos mais discretos entre as várias opções de tratamento ortodôntico disponível no mercado. Contudo, nem todas as clínicas trabalham com ele, pois ele nem sempre é recomendado para os casos mais complexos ou para quem tem a língua mais sensível.
Pedro Assis –
Fiz meu tratamento e foi super tranquilo! Queria que na época que eu fosse iniciar já estivessem com Invisalign, ia ser mais rápido e seguro ainda!!